A seguir veja a resolução de um exercício sobre Portfólio, é interessante para quem pense em usar uma diferente forma de avaliar, pois o portfólio é um instrumento poderoso de avaliação para os alunos, além de que tornasse uma fonte de ensino para outros alunos.
1. O que é um portfólio?
O portfólio é um dos
procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa. Segundo
Ferreira (1999, p. 1.612), é uma “pasta de cartão usada para guardar papéis,
desenhos, estampas, etc.
2. Outras formas de
denominar o portfólio?
Porta-fólio e portfolio
(sem acento agudo).
3. De onde se originou o
uso do portfólio em educação?
É uma pasta grande e fina
em que os artistas e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas
produções, as quais apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de
modo a ser apreciado por especialistas e professores.
4. Diferença entre
portfólio de arquivo de trabalhos?
Um arquivo e um portfólio
não são a mesma coisa, embora ambos contenham peças de trabalho de alunos. Um
arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o
portfólio é uma seleção refinada de trabalhos do aluno. Um portfólio não é
apenas um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que ensina os alunos
a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos. (p. 33)
5. Alguns objetivos
comuns quanto ao uso do portfólio.
· Procuram motivar
os alunos menos capazes ao fornecer-lhes “algo para mostrar por seus esforços”;
· Fornecem aos
alunos oportunidades de declarar sua identidade, documentar e mostrar coisas
que são importantes para eles – outra fonte de motivação;
· Oferecem aos
alunos oportunidades de refletir sobre suas experiências e seus êxitos dentro e
fora da escola;
· Estimulam e
apresentam alguma forma de reconhecimento dos resultados e êxitos além do
domínio acadêmico;
· Fornecem
evidências mais diversificadas da competência do aluno e do sucesso ao público
externo, como pais e empregados. (p.169) 6. Cite os cinco elementos que o
trabalho como portfólio oferece.
6. Cite os cinco
elementos que o trabalho como portfólio oferece.
Primeiramente, cabe
destacar que o uso do portfólio beneficia qualquer tipo de aluno: o desinibido,
o tímido, o mais e o menos esforçado, o que gosta de trabalhar em grupo e o que
não gosta, etc. Em segundo, os alunos declaram sua identidade, isto é,
mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender. Em
terceiro, as atividades escolares levam em conta as experiências vividas pelo
aluno fora da escola, dando sentido à sua aprendizagem. Em quarto lugar, o aluno percebe que o
trabalho escolar lhe pertence; portanto, cabelhe assumir responsabilidade por
sua execução. Em quinto lugar, como o portfólio motiva a o aluno buscar formas
diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades,
as quais poderão ser apreciadas por várias pessoas.
7. Quais os princípios
norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.
· Construção –
Possibilita o aluno fazer escolhas e tomar decisões;
· Reflexão – O
aluno decide o que incluir, como incluir e, ao mesmo tempo, analisa suas
produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário.
· Criatividade – O
aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de
aprender. Ele é estimulado a estar sempre trabalhando e tomando decisões.
· Auto-avaliação –
Por dela, o aluno pode reconhecer suas potencialidades e fragilidades.
· Parceria – Passa
ser um princípio norteador das atividades, esse processo lhes possibilita
aprender a tomar decisões sobre sua própria aprendizagem e a estabelecer
objetivos para o futuro.
· Autonomia – A
capacidade de trabalhar de independente e que não precisa ficar sempre
aguardando orientação do professor.
8. Segundo a autora
Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
· Promove nova
perspectiva de aprendizagem;
· É um processo;
· Incorpora análise
do desenvolvimento da aprendizagem;
· Requer
auto-avaliação;
· Encoraja a
seleção e a reflexão do aluno sobre o seu trabalho;
· Considera os
professores como facilitadores da aprendizagem
9. O trabalho com o
portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
Não é necessário que
todos os professores de uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. O
necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre
aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atuais.
10. Como ajudar os alunos
avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
A auto-avaliação é uma
capacidade a ser construída desde cedo, por meio de um processo que pode começa
com o professor auxiliando os alunos a identificar e registrar os critérios de
avaliação. Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos requisitos
necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O processo pode ter
início com os alunos analisando as características de uma produção considerada
adequada.
11. Quais os componentes
de um portfólio?
Os componentes são as
melhores produções do aluno, por ele próprio selecionadas, com base nos
objetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formulados com sua
participação.
12. O professor deve
inserir itens no portfólio do aluno?
Essa inserção é
questionável. Ele poderia fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho
não lhe pertence inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é
uma decisão sua.
13. Quais alguns
descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?
Cumpre os propósitos
gerais; Cumpre o propósito específico; Apresenta análise do material incluído;
Contém propostas/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades
relacionadas ao desenvolvimento da avaliação; Apresenta textos escritos com
correção; Inclui reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação;
Apresenta organização que facilita sua compreensão; Foi construído ao longo do
semestre; Apresenta síntese conclusiva; Apresenta avaliação final do trabalho.
14. Quais algumas
dificuldades citadas pela autora na construção de portfólios nos cursos
superiores?
As dificuldades encontradas
com mais frequência têm sido a sobrecarga de trabalho para a professora e o
engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual
têm sido submetidos. Uma dificuldade decorrente é a tendência que os alunos têm
de dar ao portfólio o formato de coletânea de textos e relatos, sem reflexão.
Outra tendência de alguns alunos é criar o portfólio esteticamente rico, porém
pobre quanto aos conteúdos das produções, o que tem demonstrado a necessidade
de acompanhamento constante do trabalho. Falta de hábito dos alunos; não
utilização de procedimento semelhante por outros professores; não
desenvolvimento do portfólio ao longo do semestre.
15. Trabalhar com o
portfólio significa assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
O primeiro deles é o de o
portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam e se fazem registros das
aulas. Pode acontecer de o portfólio ser entendido como um simples
“instrumento” e não como um “procedimento” de avaliação. Ainda outro risco é o
de professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem que terão
muito mais trabalho do que antes.
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